Livros para pintar: uma das maneiras mais tradicionais é recorrer aos livros de pintar, que permitem aos pequenos usar vários materiais para colorir seus personagens favoritos ou novos protagonistas em seu imaginário, da tinta guache às canetinhas.
Pintura com as mãos e os pés: em vez de contar com pincéis, que tal usar as mãozinhas e os pezinhos para pintar? Além de divertido, essa é uma ótima maneira de guardar uma recordação de quando os filhos ainda eram tão pequenos e comprovar como eles crescem rápido.
Pintura com sal: em uma folha de papel ou caixa de papelão, façam desenhos com sal. Depois, com um conta-gotas, aplique corante alimentício diluído em água e veja como isso criará belos efeitos, texturas e padrões.
Tinta de gelo: ainda com corante alimentício e água, faça alguns cubos de gelo coloridos. Quando estiverem congelados, leve para o quintal ou para a calçada e brinque de pintar com as pedrinhas de gelo, que ainda ajudam a aliviar o calor dos dias de sol.
Sabonete colorido: o mesmo corante alimentício pode ser misturado com sabonete líquido para bebês e um pouco de água. Assim, além de ter uma tinta que sai fácil, você ainda incentiva as crianças a entenderem a importância da higiene!
Pincel de bolas de algodão: ao invés dos pincéis tradicionais, você pode usar prendedores de roupa com bolas de algodão. Então, é só molhar na tinta e sair carimbando uma cartolina ou outra superfície grande.
Tinta de amido de milho: para uma tinta cremosa e feita em casa, separe uma xícara de amido de milho, meia xícara de água fervendo, uma xícara de água fria e corante alimentício. Misture o amido com a água fria até dissolver e, então, coloque água quente até atingir a consistência desejada. Por fim, aplique o corante alimentício e use essa tinta cremosa para brincar!
Pincel de bolinhas: pegue algumas bolinhas de gude ou de borracha e molhe-as na tinta. Então, coloque uma folha de sulfite ou papel cartão dentro de uma bandeja e role as bolinhas pela folha. Continue fazendo isso até terminar o quadro de arte abstrata!
Pintura espirrada: a ideia consiste em pegar algum objeto, colocá-lo na tinta misturada com água e, então, jogar em uma cartolina ou papelão bem grande. Conforme o objeto bater na superfície, ele irá fazer uma mancha super divertida e colorida. Porém, tome cuidado com as roupas, paredes e tudo o que estiver ao redor: é melhor fazer isso no meio do quintal e com tinta lavável.
Muitas dessas brincadeiras com tinta para fazem sujeira, é verdade, mas aquela sujeira saudável e gostosa. Por isso, o ideal é usar roupas mais velhas e ficar em algum lugar externo, combinado?
Fonte texto: https://quindim.com.br/blog/a-importancia-da-pintura-na-educacao-infantil/
Fonte imagem: https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/mae-e-bebe | Mãe e bebê foto criado por freepic.diller – br.freepik.com